Descaso com a passarela da Urlândia é o principal motivo para pouca circulação dos pedestres

Diário

Descaso com a passarela da Urlândia é o principal motivo para pouca circulação dos pedestres
Fotos: Pedro Piegas (Diário)Matagal e pouca iluminação a noite, afasta os pedestres

A passarela às margens da BR-287, no Bairro Urlândia, foi planejada para trazer segurança para quem precisa ir de um lado para o outro da via. Embora a intenção seja nobre, na prática, poucas pessoas têm utilizado a passagem (segundo quem?) . E são vários os motivos.

A primeira coisa que se nota ao se aproximar do local, é o fato da vegetação alta que cerca os acessos. Segundo (acho que aqui faltou uma palavra), a passarela apresenta vários sinais de ferrugem e em alguns pontos, as grades de proteção estão corroídas e quebradas, o que forma um buraco que pode levar a uma queda de mais de 5 metros de altura. O terceiro fator só perceberemos a noite. A falta de iluminação no local. Fabiano Corrêa, 43 anos, é proprietário de uma borracharia e lavagem de carros, ao lado da passarela e comenta que durante a noite pessoas aproveitam da baixa luminosidade para se esconder ou usar drogas ilícitas:

– Além de ficar uma escuridão, há as árvores que quase fecham a passagem. Por isso muitas pessoas deixam de usar a passarela, principalmente nesses horários.

Corrêa também comenta que os próprios moradores da região se reúnem para contratar um serviço de corte de grama nas áreas da passarela.

VÍDEO: centro é referência no tratamento do Transtorno do Espectro Autista em Santa Maria

O Dnit informou que não tem como fazer a limpeza do local no momento, porque o governo ainda não liberou as verbas para manutenção para este ano. Também ressaltou que o projeto de duplicação da Travessia Urbana de Santa Maria prevê a recuperação total da passarela da Urlândia.

Apesar de o Dnit não ter um prazo exato para a conclusão da travessia, a expectativa era concluir totalmente a obra até o final de 2021. Devido ao atraso no repasse de verbas, é provável que a duplicação seja concluída somente em 2022. Até lá, a passarela deve ser recuperada.

As cinco tentativas falhas de materializar uma importante licitação

O empresário Arnildo Alvarenga, 55, é morador do bairro e observa que o descaso não é só por parte dos órgãos oficiais, mas que a população não dá o devido valor ao lugar. Ele lembra que anteriormente havia vários sofás jogados ao lado da passarela, além de outros descarte de lixos. Ele observa que como a maioria das pessoas não usam a passarela, elas se arriscam ao atravessar a faixa. Para Alvarenga a polícia deveria mobilizar o trânsito naquela área.

– Além das pessoas que atravessam a rodovia, os motoristas não a usam corretamente, cortam a frente um do outro, fazem o retorno no lugar errado e por vezes entram na contramão. O cuidado não precisa ser dobrado, é triplicado – conclui.

*Colaborou Gabriel Marques

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 620 mil micro e pequenas empresas foram abertas em 2020 Anterior

Mais de 620 mil micro e pequenas empresas foram abertas em 2020

Queiroga anuncia 15,5 milhões de doses de vacina da Pfizer até junho Próximo

Queiroga anuncia 15,5 milhões de doses de vacina da Pfizer até junho

Geral